Mesmo com mais multas, uso do celular ao volante continua causando mortes

Por Aécio Gonçalves 03/12/2018 - 12:52 hs

O uso do celular ao volante é a terceira causa de morte no trânsito, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), perdendo apenas para o excesso de velocidade e dirigir alcoolizado. De acordo com a associação, são cerca de 150 mortes por dia no país, uma média de 54 mil por ano.

No 1º semestre de 2018, o número de multas aplicadas pelos agentes municipais pelo uso do celular ao volante aumentou 7,26% em relação ao 1º semestre de 2017. É a terceira maior infração na capital, ficando atrás apenas das infrações por fiscalização eletrônica e de estacionamento irregular/proibido.

Ao dirigir, o motorista precisa de toda a sua atenção voltada para o trânsito e o uso do celular diminui a sua concentração. O estudo da Abramet mostra que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto estão usando o celular no volante.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o motorista deve dirigir sempre com as duas mãos no volante, com exceção apenas para fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha ou acionar equipamentos do veículo. 

 A infração por uso do celular na direção, antes considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro, passou a ser gravíssima em 2016, com multa de R$ 293,47.


Saiba o que diz a lei sobre o uso do celular

Não é permitido usar o celular enquanto estiver dirigindo. Para utilizar o celular, é preciso parar ou estacionar em um local permitido pela regulamentação.

É proibido:
- Dirigir segurando o aparelho;
- Dirigir manuseando o telefone celular, ou GPS afixado no painel.
- Dirigir usando de fones de ouvido.

O que pode:
- Usar o celular no modo viva-voz
- Olhar o GPS ou o Celular afixado no painel para orientação no trânsito. Se for necessário manusear o equipamento, é preciso estacionar o carro.

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://itatiaia.sili.com.br/noticia/mesmo-com-mais-multas-uso-do-celular-ao-volan